Você sabe o que é LifeHack?

Todo os dias o tempo fica mais apertado para nossas obrigações, as rotinas mais estressantes e nos falta tanto um momento de relaxamento e bem-estar que acabamos por ligar um modo automático e seguir na luta. Bom… isso não é necessário. Nem mesmo correto ou saudável.

Muito deste blog tem conteúdo referente à produtividade, e LifeHack é exatamente sobre isso. Produtividade ou o caminho contrário da procrastinação. Vocês vão entender o porquê.

Um hacker (e tenho certeza que vocês já ouviram este termo) nada mais é do que um quebrador de regras. É aquela pessoa que se dedica a buscar formas periféricas de invadir um sistema ou de mudar o funcionamento de alguma coisa (para o bem ou para o mal). Apesar do termo ter uma conotação aparentemente pejorativa para os leigos, hacks são necessários para um progresso, seja nos sistemas de computadores, seja na vida.

Ok, agora vamos compreender o que é um LifeHack e porquê você (provavelmente) é um hacker. Para isso, gostaria que fizesse uma dinâmica comigo.

Pegue o seu celular. (Um smartphone, eu suponho) e responda as perguntas abaixo:

  1. Quantas ferramentas com foco em produtividade você usa?
  2. Facebook, instagram e snapchat te ajudam de alguma maneira no dia-a-dia ou são apenas passa-tempos?
  3. Você costuma utilizar aplicativos de gerenciamento de finanças ou internet banking.

Se você respondeu positivamente para alguma das perguntas acima, você utiliza ao menos um lifehack, algo extremamente comum no dia-a-dia das pessoas. Mas isso faz de você um lifehacker necessariamente? Não. Mas agora que possui consciência disso, você pode buscar um pouco mais disso.

Com o avanço da tecnologia e da ciência, principalmente a neurociência e psicologia, podemos encontrar lifehacks de diversas origens. Gadgets eletrônicos são os mais comuns: smartphones, smartwatches, smartbands, carregadores portáteis, robôs aspiradores de pó ou até mesmo um pendrive são exemplos para facilitar a vida no dia-a-dia. Lifehacks também podem ser usados para aliviar o estresse, ansiedade e até mesmo depressão, como é o caso dos Fidget Hands (Cube e Spinner) que servem para ocupar nossas mãos em momentos ociosos ou de manias para aliviar a compulsão e evitar danos à saúde.

omg_fidgetcube_torqbar_fidget_cube_1024x1024

Ex. Fidget Cube

Existem outras formas alternativas e não homologadas de lifehacks, como a utilização de pilulas da inteligência (não necessariamente são remédios psiquiátricos ou proibidos de alguma forma) e hardwares que bombeia nosso cérebro com pequenos choques para liberação química de citosinas. Nestes casos, deixo para outras postagens que poderemos falar mais a fundo.

Agora que você conhece o termo, você não precisa criar para ser um lifehacker, basta saber suas necessidade e buscar as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas no caminho mais curto e com maior qualidade.

Não deixe de comentar suas respostas e suas experiências com lifehacks, além de críticas e sugestões para melhores conteúdos!

curta inscreva-se

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s